fbpx
Digite para procurar um produto
  • Português
  • English
  • Español

Vai viajar de carro? Saiba o que conferir na revisão do seu veículo.

O destino e o hotel são dois fatores importantíssimos quando o assunto é viagem, mas não só isso! Para viajar de carro, é preciso saber o que conferir na revisão do seu veículo.

Levar o carro para um checkout antes de pegar a estrada é a melhor maneira de evitar problemas, seja acidente ou falhas inesperadas no meio do trajeto. Saiba agora quais são os itens que precisam ser checados antes de fazer a revisão do veículo.

Atenção aos pneus!

Sim, antes de pegar a estrada é preciso estar atento à calibragem e sempre seguir o que determina o fabricante quando o carro está cheio, mas não só isso, avalie se eles não estão apresentando problemas como bolhas ou desgastes.

Conforme a resolução 558/80 do Código de Trânsito brasileiro, os sulcos que o pneu apresenta devem ter pelo menos 1,6 mm de profundidade. Quando é novo, o pneu tem em torno de 8 mm. Observar os estepes é muito importante também. Neste caso, é fundamental que o estepe esteja em boas condições, porque os imprevistos podem acontecer.

Cuide das rodas!

No tópico anterior, falamos dos pneus. Agora, é hora de cuidar das rodas. Se elas forem de ferro, é fundamental que elas passem por inspeção de modo a verificar se elas não estão amassadas. A observação ainda se faz necessária, porque um pneu com pressão mais baixa, pode indicar que o problema está na roda e quando elas não apresentam boas condições, a substituição é urgente.

Verifique o alinhamento e balanceamento!

Após checar os pneus e as rodas, é hora de continuar cuidando do veículo. Isso indica que a revisão do alinhamento e balanceamento precisam ser feitas. Tal medida é necessária, porque o problema só aparece quando o carro está em velocidade mais alta, já na rodovia, causando deformações e o desgaste pré-maturo dos pneus.

Um veículo sem o devido balanceamento é aquele que apresenta um volante com vibrações. Já um carro desalinhado, é comum que a direção comece a “puxar somente para uma direção”. Então, se você caiu no buraco ou bateu a roda, é fundamental alinhar e balancear para pegar a estrada. Fique atento ainda ao aparecimento de ruídos.

Avalie o sistema elétrico.

Antes de pegar a estrada, é necessário ainda que todas as luzes do carro sejam verificadas. Isso inclui: luz de ré, setas, faróis, pisca-alerta, entre outros. Quem deseja ter uma viagem mais tranquila, sabe que esses elementos precisam funcionar adequadamente, pois eles têm relação direta com a segurança dos passageiros.

Freios merecem cuidado especial!

Infelizmente, todas as pessoas estão sujeitas a imprevistos e também a acidentes, mas atuar preventivamente é a melhor maneira de modo a evitar que eles aconteçam. Por isso, antes mesmo de sair em viagem, seja com a família ou em qualquer outra situação, os freios merecem uma atenção especial. Por isso, submeta o carro a uma revisão em todo o sistema de freio, verifique se não há vazamento principalmente nas rodas, se o fluido está no nível correto, se há desgaste nas pastilhas sendo necessário a substituição e regulagem nos freios traseiros.

Procure uma oficina mecânica especializada, invista em boas peças para o seu veículo, pois assim a segurança aumenta de forma considerável.

+ links Jamaica