Jamaica-182-70
Digite para procurar um produto

Os diferentes tipos de mangueiras automotivas

As mangueiras automotivas são peças essenciais para o bom funcionamento de diversos componentes de um veículo. Elas são responsáveis por conduzir fluidos, como água, óleo e combustível, e garantir que esses líquidos cheguem aos lugares certos com a pressão adequada. Existem vários tipos de mangueiras automotivas, cada uma com características e aplicações específicas. 

Neste artigo, vamos apresentar os diferentes tipos de mangueiras automotivas, suas principais características e cuidados necessários para sua manutenção, já que entender a importância desses componentes é essencial para garantir o desempenho e a segurança do veículo.

Mangueira de combustível

Responsável por conduzir o combustível do tanque até o motor, esse tipo de mangueira passa por filtros e bombas de combustível. Ela normalmente é fabricada com borracha sintética NBR, que é altamente resistente a produtos químicos e pode suportar altas temperaturas, algumas tem o reforço interno de malha têxtil ou metálica para evitar deformações, rupturas e para suportar a pressão e o vácuo gerados pelo sistema de combustível.

Existem diferentes tipos de mangueiras de combustível, como as de baixa pressão (para carros com injeção eletrônica) e as de alta pressão (para carros com sistema de injeção direta).

Mangueira de freio

As mangueiras de freio são responsáveis por conduzir o fluido de freio do cilindro mestre até as pinças de freio, acionando as pastilhas que pressionam os discos de freio e reduzem a velocidade do veículo. Elas são fabricadas com materiais resistentes à corrosão e altas pressões, como borracha sintética, aço inoxidável e teflon, já que precisam suportar as vibrações e movimentos da suspensão do carro. E podem ser classificadas como flexíveis (com malha metálica) ou rígidas (sem malha metálica).

Mangueira de ar condicionado

Este tipo de mangueira conduz o gás refrigerante do compressor até o evaporador, onde ocorre a troca de calor com o ar ambiente. Ela é fabricada com borracha sintética de alta resistência e pode ser reforçada com uma camada de malha de nylon para suportar a pressão gerada pelo sistema de ar-condicionado. Por ser especialmente vulnerável a vazamentos, precisa ser verificada regularmente.

Mangueira de vácuo

As mangueiras de vácuo são responsáveis por transportar ar para os diversos componentes do motor que requerem sucção a vácuo, como o sistema de freio, o sistema de controle de emissões e o sistema de transmissão automática. Geralmente são feitas de borracha EPDM e não são reforçadas, o que permite a sua fácil conexão e desconexão, além de dobrarem e torcerem sem se quebrar ou danificar.

Mangueira de água

Utilizada para transportar água do radiador do motor para a bomba d’água, essa mangueira é fabricada com borracha EPDM, revestida com uma camada de reforço de fibra de poliéster. Seu suplemento é devido às altas temperaturas e pressões que ela deve suportar, além da abrasão e da corrosão.

Mangueira de direção hidráulica

A mangueira de direção hidráulica conduz o fluido hidráulico que aciona o sistema de direção assistida. Ela é fabricada com borracha sintética NBR de alta resistência e pode ser reforçada com uma camada de malha de aço para suportar a pressão gerada pelo sistema hidráulico e também para ser resistente à abrasão, corrosão e óleos.

Algumas mangueiras de direção hidráulica possuem terminais giratórios para facilitar a instalação.

Mangueira de radiador

Essa mangueira leva o fluido de arrefecimento do radiador para o motor, e é fabricada com borracha EPDM reforçada com uma camada de malha de poliéster para suportar a pressão e as variações de temperatura.

Existem diferentes tipos de borracha para diversos tipos de aplicações, sendo a maioria das mangueiras automotivas fabricadas com este material, por ser flexível e durável, o que as tornam ideais para aplicações que exigem curvas e torções, além de serem resistentes a óleos, fluidos hidráulicos e outros produtos químicos automotivos. 

No entanto, as mangueiras de borracha podem ser suscetíveis à deterioração com o tempo, especialmente se expostas a altas temperaturas e produtos químicos agressivos, saber mais sobre a manutenção adequada é crucial para garantir o desempenho e a segurança do veículo. Essas dicas podem ajudar:

  • Não tente reparar as mangueiras, pois isso pode levar a uma falha do sistema e colocar em risco a segurança do veículo e dos ocupantes.
  • Manter uma limpeza regular evita a acumulação de sujeira e detritos. O acúmulo destes pode levar à obstrução da mangueira e comprometer a eficiência do sistema.
  • Certifique-se de que as mangueiras estejam presas de forma correta e que estejam seguras em suas conexões. Verifique também se as braçadeiras de fixação estão apertadas o suficiente para evitar vazamentos.
  • Para um bom armazenamento, evite expor as mangueiras a altas temperaturas ou luz solar direta, pois isso pode causar ressecamento e rachaduras. Mantenha-as em locais protegidos sempre que possível.

Seguindo essas medidas de manutenção adequadas, você pode garantir que as mangueiras automotivas do veículo estejam sempre em boas condições e funcionando corretamente. Lembre-se: a prevenção é sempre mais econômica e segura do que esperar por um problema surgir.

Confira em nosso blog mais conteúdos sobre o universo automotivo.

+ links Jamaica