Jamaica-182-70
Digite para procurar um produto

Manutenção de caminhão: como se tornar um especialista?

Se tem uma profissão que não vai desaparecer nem tão cedo certamente é a de mecânico, mediante à frota de veículos que o Brasil possui. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática),​ a frota em 2018 ultrapassou a marca de 100,7 milhões de unidades, somando todas as categorias. Isso representa um crescimento significativo e contínuo desde 2010, quando o número era de 64,8 milhões.

Desta forma, é possível observar que trata-se de um mercado profissional seguro e promissor para quem investe em capacitação a fim de realizar seu trabalho com excelência e, sem dúvidas, aqueles que se especializam na manutenção de caminhão encontram ainda mais oportunidades. Para se ter uma ideia, ainda segundo o IBGE, existem mais de 3,3 milhões de caminhões no território brasileiro. 

Muito desse número expressivo está relacionado ao fato de que a maior parte do transporte de cargas do país é realizada por meio das rodovias. Então, manter o bom funcionamento e evitar sustos durante a rodagem é uma preocupação dos proprietários, fazendo o profissional que domina as particularidades desses veículos ser valorizado.

A seguir, compartilharemos informações sobre a atuação do mecânico de caminhões e como você também pode se tornar um desses especialistas.

Mercado de trabalho para a manutenção de caminhão
Diversos fatores contribuem para a alta procura pelos serviços de quem atua na manutenção de caminhão:
– a dependência do transporte rodoviário para escoar cargas pelo país;
– a má qualidade das estradas nacionais que desgasta os veículos
– e a alta demanda em decorrência dos recordes da produção agrícola e das exportações agropecuárias.

E a tendência é que essa especialidade mecânica seja cada vez mais requisitada, levando em consideração a necessidade de segurança, tanto para a carga quanto para o condutor, que só pode ser garantida evitando quebras e paradas em lugares distantes, por exemplo, aumentando assim a clientela em busca de prevenir futuros problemas.

Além disso, a possibilidade de trabalho para mecânicos brasileiros no exterior também se fortalece. Isso porque em territórios onde há falta de mão de obra especializada e o envelhecimento populacional é maior, a contratação de estrangeiros é uma necessidade.

Atuação de especialista em manutenção de caminhão
O exercício de mecânico com especialização em caminhões pode ser realizado em diversas frentes e empresas de diferentes segmentos, como as de serviços, varejo ou indústrias. Para além das tradicionais oficinas, as concessionárias e os setores de manutenção de empresas de transporte ou de negócios com frota são opções de locais onde esse profissional poderá desenvolver o seu trabalho corretivo, preventivo ou preditivo.

Como se tornar um especialista na área?
– Atualize-se com cursos
O desenvolvimento tecnológico avançou em diversas áreas profissionais e com o mercado automobilístico não foi diferente, apresentando novos recursos, tanto para a manutenção de motos e carros, como de caminhões. Por isso, acompanhar as novas tendências deve ser uma prioridade dos profissionais que fazem reparos de veículos. Adquirir conhecimentos sobre novos dispositivos, ferramentas e o que mudou em um modelo de um ano para outro é o caminho.

– Conheça as tecnologias mais utilizadas no ramo
Com o surgimento dos motores eletrônicos, dominar essa tecnologia automotiva se tornou uma interessante oportunidade para profissionais que atuam no segmento de manutenção de caminhão. Afinal, os clientes são fiéis a esses especialistas, já que a falta de conhecimento sobre o funcionamento dos itens tecnológicos de caminhões pode custar bem caro para eles. Profissionais assim são remunerados de forma diferenciada.

– Entenda as especificações de cada modelo de caminhão
O domínio sobre os diferentes modelos de caminhões é outro diferencial notável que agrega valor aos mecânicos especialistas nesse tipo de nicho. Assim como nos carros, cada montadora oferece veículos com diversas configurações. Cursos, leitura de livros e manuais, bem como vídeos e podcasts produzidos por profissionais, ajudam na hora de saber mais sobre cada modelo.

Curtiu o nosso artigo de hoje? Esperamos que sim. Se você já estava pensando em se especializar na manutenção de caminhões, visando uma nova etapa profissional, aqui foi possível saber um pouco mais como seguir nesta área. 

+ links Jamaica