Digite para procurar um produto
  • Português
  • English
  • Español

Mangueira superior do radiador é uma peça que merece atenção!

Assim como o radiador, a mangueira superior que integra essa peça do seu veículo é de extrema importância e merece total atenção antes mesmo da pessoa ligar o carro para sair.

A necessidade dela é tamanha que ela pode ser comparada a veia aorta, sim, a veia ligada ao coração, porque sem a mangueira, o seu carro deixa de funcionar assim como o coração.

Qual a função da mangueira superior do radiador?

A mangueira instalada na parte superior tem como função receber do motor e transferir para o radiador todo o líquido de arrefecimento em sua temperatura e pressão máxima de trabalho, após a abertura da válvula termostática para ser realizado o resfriamento iniciando um novo ciclo.

Devido a isso, é fundamental que a mangueira bem como as demais peças estejam em condições de funcionamento perfeito, porque o sistema de resfriamento opera interligadamente.

Sendo assim, para que seu motor fique na temperatura ideal, livre do superaquecimento, a mangueira do radiador precisa estar livre de furos e em perfeito estado físico. Tudo isso é necessário, porque nessa aplicação em específico da mangueira podemos dizer que ela sofre mais por dilatação e temperaturas elevadas a cada ciclo.

Quando ocorre problemas como o travamento da válvula termostática impedindo que o ciclo se encerre com o resfriamento feito no radiador pelo Eletroventilador, pode-se ter problemas ainda maiores como o rompimento de mangueiras e tubos plásticos.

Infelizmente tal problema pode ocorrer e isso é “normal” devido à função que a mangueira tem, porém, quando falamos de veículos onde seu histórico é de falta de manutenção preventiva, o desgaste pode ser ainda mais precoce.

Como evitar problemas constantes em seu veículo?

Para evitar problemas como esse, é fundamental que o radiador receba atenção sempre constante. Essa medida passa pelo uso do aditivo e não de água da torneira, pois, esse líquido conta com elementos que trazem danos aos componentes que fazem parte do sistema de arrefecimento.

Por isso, o ideal é que o motorista sempre prefira a água destilada e o aditivo que o fabricante recomenda.
Quando o líquido do sistema de arrefecimento começa a baixar sem nenhuma explicação, a mangueira merece atenção especial, pois, o problema na maioria das vezes costuma ser causado por vazamentos nela.

Outro ponto é que se, as mangueiras estão com danos, além delas as abraçadeiras também devem ser substituídas de modo a manter a temperatura do motor sempre controlada, pois, uma elevação pode causar danos sérios como um motor fundido.

Além do problema que é grave, o custo da manutenção também é elevado. Com essas dicas, esperamos ter ajudado a saber mais sobre a mangueira superior do radiador e o quanto ela é importante para o bom funcionamento de um veículo.

Independentemente de qualquer problema, a melhor solução sempre será a manutenção preventiva: ela é mais viável economicamente e menos danosa para o seu carro.

Por isso, diante de qualquer sinal de alteração, procure o mecânico de sua confiança!

+ links Jamaica