fbpx
Digite para procurar um produto
  • Português
  • English
  • Español

Dicas sobre sistema de arrefecimento.

O sistema de arrefecimento também chamado sistema de refrigeração é uma parte com muita importância para o veículo, pois cabe-lhe fazer com que todo o conjunto mecânico funcione com a temperatura correta.

Formado pela bomba d’água, válvula termostática, radiador, mangueiras, sensor de temperatura, interruptor térmico (cebolão), cavalete d’água, reservatório de expansão, tampa do reservatório expansão, eletroventilador mais conhecido como ventoinha, a manutenção deve ser feita constantemente assim como as demais partes do veículo, pois é essa medida que garantirá ao veículo uma operação normal.

Para aumentar a vida útil do seu carro, confira as orientações da equipe técnica da Jamaica Mangueiras.

Líquido do reservatório merece atenção especial!

O nível do líquido do reservatório é algo que merece a atenção: ele impacta diretamente no bom funcionamento do veículo caso, tenha algum vazamento.

É no reservatório que fica a água mais o fluido de refrigeração e ele conta com duas indicações que são: nível máximo e nível mínimo. Ambas precisam ser avaliadas constantemente. Se o indicador do nível máximo estiver abaixo, o reservatório deve ser completo com aditivo mais a água desmineraliza é levado até a oficina para ser efetuado uma análise geral no sistema para identificar um possível vazamento. Diante da constatação, o reparo deve ser imediato!

Observe o funcionamento do eletroventilador. 

O eletroventilador é um equipamento que tem como função através do fluxo de ar criado em seu funcionamento resfriar todo o líquido que sai do motor para o radiador.

Após a temperatura máxima de trabalho ser atingida, um sinal é enviado pelo sensor ou cebolão, acionando o eletroventilador; assim mantendo sempre sua temperatura ideal de funcionamento.

Por isso ressaltamos a importância de todos os componentes envolvidos e responsáveis para que esse ciclo funcione. Caso aconteça desse ciclo ser interrompido a um risco muito grande de superaquecer comprometendo o motor parcialmente (no caso o cabeçote) ou o motor por completo.

Radiador deve receber água e aditivo.

É comum alguns motoristas optarem por adicionar apenas água de torneira no radiador, porém essa não é a melhor saída. O indicado pelos fabricantes é usar uma mistura composta de água desmineralizada ser o aditivo. No manual do veículo ou na concessionária, o proprietário conseguirá as informações correta sobre a quantidade de ambos os líquidos para a sua mistura, e também o período de troca recomendado.

Esse montante é importante, porque evitará que o líquido refrigerante perca sua eficiência deixando de agir protegendo, lubrificando evitando corrosões e incrustações comprometendo todo o sistema.

Vazamento e entupimentos: preste atenção!

Se o sistema de arrefecimento apresentar qualquer problema como vazamento e/ou entupimento, é hora de buscar ajuda, porque os componentes do conjunto podem ficar entupidos e como resultado, o motor apresenta elevação de sua temperatura, resultando na queima da junta de cabeçote.

Por isso, é fundamental estar diante de qualquer alteração.

Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso J Blog, pois traremos sempre dicas úteis para você!

+ links Jamaica