Digite para procurar um produto

Conheça quais são os fatores que impactam na durabilidade das mangueiras dos veículos

As mangueiras dos veículos são elementos fundamentais para o bom funcionamento do automóvel. Por isso, é fundamental fazer uso correto de itens que apresentam qualidade reconhecida, Mas é preciso ainda que o motorista avalie se há vestígios de vazamento todas as vezes que for verificar os níveis de óleo e água do motor, pois caso tenha vazamento, tome cuidado pode estar contaminando as mangueiras do sistema de arrefecimento.

Os vazamentos nas mangueiras podem ser ocasionados pela má instalação, baixa qualidade ou porque ela já vem sendo usada a bastante tempo.

Por isso, diante do primeiro sinal de que alguma coisa não está certa, é fundamental promover a troca, porque uma mangueira com defeito pode impactar no funcionamento do veículo e até mesmo colocar as pessoas que usam o carro em risco, porque um vazamento, por exemplo, sendo de um sistema de alimentação de óleo ou combustível pode resultar em um incêndio.

Quais são os materiais usados na fabricação das mangueiras?

As mangueiras de veículos são fabricadas a partir da borracha, cabe a elas fazerem todo o transporte de óleo, água, gases ou combustível para o ar-condicionado ou o motor. Em média, elas costumam durar 15 anos, porém para todo esse tempo, é preciso que elas não apresentem nenhum dano.

Apesar de durar todo esse tempo, os fabricantes não preconizam um período exato para que seja feita a substituição. Por esse motivo recomendamos que seja feita uma avaliação semestral das condições da mangueira, além de realizar a troca no período de 12 meses, caso necessário. Desta forma, elas devem ser trocadas sempre que elas apresentarem cortes, ressecamento e/ou vazamento.

Para isso, é fundamental que o carro seja submetido às manutenções, pois é isso que vai apontar o momento em que as mangueiras devem ser substituídas. Tal cuidado é necessário, porque quando uma mangueira apresenta ressecamento, vazamento ou quando o sistema de arrefecimento está muito sujo é comum que a oxidação apareça.

Com isso, o fluxo na parte interna pode ser interrompido. Como resultado, uma barreira interna pode se formar e o entupimento aparece. Assim, será preciso trocar as mangueiras e também fazer a limpeza no sistema.

Como identificar que é hora de trocar as mangueiras

O mecânico de confiança ou o próprio proprietário do veículo pode constatar que a mangueira está ressecada e deve ser substituída. Um item muito ressecado vai apresentar diversos fiapos do material e deformação na região dos bocais. Assim, não é preciso ficar esperando a mangueira estourar, a troca deve ser feita de maneira imediata.

Para que o sistema de arrefecimento tenha uma peça com maior durabilidade, o indicado é que as manutenções sejam feitas no prazo certo e isso deve ser melhorado ainda com o uso dos aditivos que a montadora do veículo indica.

Recomendações

O ideal é que a pessoa não faça a limpeza externa das mangueiras utilizando produtos químicos, utilize apenas água e sabão, porque qualquer ação que seja inadequada pode fazer com que o funcionamento desse item seja comprometido e como resultado, a durabilidade dela também é impactada.

Além disso, é que mesmo que o motorista perceba que a mangueira está sem condições, a substituição não deve ser feita em casa, mas sim por um profissional, para garantir a instalação correta e todo o procedimento de sangria no sistema.

+ links Jamaica

Entre em contato

Siga nossas redes sociais

Baixe nosso app!