É perceptível que boa parte das profissões teve ao longo do tempo que se aperfeiçoar, através de técnicas e necessidades que até então não existiam – ou não recebiam a devida atenção. Com a profissão de mecânico também não é diferente, isso porque a indústria automobilística encontra-se em total evolução e cada vez mais surpreende. Assim, indiscutivelmente, quem deseja entrar no universo da mecânica automotiva tem muitas chances de trabalho, mas, para isso, é preciso estar bem atento às tendências e exigências do mercado.
A seguir, a gente compartilha com você alguns segmentos que podem fazer a diferença no seu futuro profissional.
ESPECIALISTA EM ELETRÔNICA EMBARCADA
Mais do que uma opção, o uso da tecnologia na vida do mecânico é uma necessidade e realidade cada vez mais presentes. A eletrônica embarcada automotiva é um exemplo disto. Essa área é composta por todos os sistemas eletroeletrônicos existentes em um veículo que proporcionam segurança, conforto, mobilidade e controle total do automóvel.
Assim sendo, o especialista consegue fazer a manutenção e corrigir defeitos nos veículos, como, por exemplo, nos sistemas de freio ABS, airbags, câmbio automático e automatizado, direção elétrica, entre outros.
MECÂNICO ESPECIALIZADO EM CARROS DE LUXO
Trata-se de uma das profissões mais promissoras para quem deseja trabalhar com mecânica automotiva: o mercado de carros de luxo continua em expansão – levando status, design e alta tecnologia de ponta ao seu público – enquanto a mão de obra especializada está em falta.
Sem falar que atende a um segmento que raramente entra em crise, levando em consideração que os donos desses veículos são indivíduos de alto poder aquisitivo, assim como também são extremamente exigentes no cuidado com a sua máquina. O custo de um simples reparo em um carro de luxo pode equivaler a dezenas de veículos populares – já pensou?
Importante também destacar que oficinas independentes também buscam profissionais especializados em diversos segmentos afim de conseguir atender os modelos de veículos de luxo mais antigos. Por exemplo, quem possui um carro da Ferrari fora da garantia, às vezes, demora bastante para encontrar manutenção adequada.
FUNILEIRO E MARTELINHO DE OURO
Tempo de uso, pequenos esbarrões e até mesmo acidentes de trânsito necessitam da mão de obra do funileiro para reparação dos danos e imperfeições – por mais zelosos que os proprietários sejam com seus veículos.
Algumas atribuições desse profissional vão desde indicar se o ideal é o reparo com aproveitamento 100% da peça e pintura (martelinho de ouro) ou a substituição das peças num automóvel, desamassar e fazer acabamentos em superfícies, montar e desmontar carrocerias e tapeçarias, até soldar peças metálicas. A pintura automotiva é diferente da funilaria, mas comumente é associada a ela, isso porque é também fundamental para o acabamento do veículo. É indispensável entender de materiais como aço, alumínio e fibra de carbono.
REPARADOR DE CÂMBIOS AUTOMÁTICOS
Nas ruas, a quantidade de veículos rodando com câmbio automático é notável, comprovando que o avanço tecnológico está presente no setor automotivo mais do que nunca, visando promover ainda mais eficiência e conforto na vida do condutor.
Profissionais especialistas nesses tipos de câmbio são buscados pelas oficinas especializadas e ganham valorização no mercado. Seguramente, vale muito se aprimorar nesse segmento.
MECÂNICO DE CARROS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS
Diversas montadoras já anunciam que até 2030 os modelos fabricados serão elétricos, proporcionando uma menor emissão de poluentes no meio ambiente – até lá, os híbridos (com motores de combustão e eletricidade) ganham espaço.
Ao passo que esses automóveis forem sendo produzidos, os mecânicos especializados nessas versões serão cada vez mais requisitados. É fato que o mercado de carros do futuro é uma oportunidade imperdível para quem deseja alcançar salários diferenciados e, principalmente, fidelizar os clientes. A hora de adquirir conhecimento sobre esse tipo de carro já é agora.
Não tem segredo: para se destacar em qualquer um dos segmentos citados acima, é preciso se capacitar e se transformar em autoridade no assunto. A dica é investir em um curso de mecânica automotiva para se tornar um profissional qualificado e, principalmente, diferenciado. Aproveita e nos conta com qual dos segmentos você mais se identificou? Ou qual outro você poderia nos sugerir? Deixa o seu comentário, vamos curtir muito lê-lo.