Hoje em dia, entre as técnicas de divulgação de qualquer serviço ou produto, sem dúvidas, o principal canal de publicidade é a internet. O fato é que com o avanço da tecnologia tornou-se praticamente impossível ter um negócio sem presença on-line, isso porque uma das primeiras ações de um consumidor em potencial ao precisar de um determinado serviço ou produto é pesquisar em sites ou perfis de redes sociais. O que comprova que para turbinar as vendas, aumentar o fluxo de clientes ou ficar conhecido na região, investir no marketing digital é indispensável para o sucesso da empresa, e com a oficina mecânica não é diferente.
Como estar sempre disponível é a chave para o sucesso de um empreendimento, o primeiro passo para isso é inserir a sua marca no universo on-line: cadastrar a empresa em mecanismos de busca (como o Google), criar um site e perfis nas redes sociais é um começo que já faz a diferença. Dessa forma, as pessoas vão achar a sua oficina quando pesquisarem na internet, 24 horas por dia e sete dias por semana, fazendo-as compreender que seu negócio é autoridade no assunto, além de realizar ao mesmo tempo a construção de um relacionamento.
A seguir, compartilharemos cinco exemplos de ações de marketing digital que focam no potencial de atrair, engajar e fidelizar os clientes da oficina mecânica.
1- Site atualizado
Possuir informações completas – contato, descrição dos serviços e informações sobre a empresa – em um site devidamente ajustado, além de ser o ideal em um espaço on-line como esse, atesta confiança para quem o acessa. Também facilita para que o endereço virtual apareça nos resultados de buscas aumentando a chance de ser encontrado por um número muito alto de potenciais clientes.
2- Cadastro no Google Meu Negócio
Trata-se de uma ferramenta que facilita ser encontrada nas pesquisas do Google e Google Maps. Basta preencher as informações, como localização, horário de funcionamento, site e telefones de contato, para que as pessoas próximas visualizem a página da oficina mecânica quando estiverem pesquisando por esses serviços. Com um site atualizado, é possível cadastrar a página da sua oficina no Google Meu Negócio.
3- Envio regular de e-mail marketing
Esta ferramenta é relativamente simples de manter e muito eficaz, permitindo atingir um grande número de pessoas de uma só vez. Entretanto, os conteúdos disparados por e-mail marketing não devem focar só em vender, mas em solucionar problemas dos clientes. Por exemplo: dicas para conservar o veículo ou como fazer manutenção preventiva.
4- Engajamento nas redes sociais
O brasileiro é um dos públicos que mais acessa as redes sociais no mundo, comentando, curtindo e compartilhando. Aproveitar para manter perfis atualizados com postagens regulares de conteúdos relevantes é ótimo para criar conexão com o público. Importante destacar que rede social não é “vitrine” de produtos, mas de conteúdo.
5- Blog institucional
Tornar a oficina mecânica autoridade em um determinado segmento e ajudar a atrair clientes através de buscas orgânicas (não pagas) na internet são dois pontos que a manutenção de um blog pode resultar. O importante para isso é uma boa estratégia de conteúdo com constância nas publicações.
Existir on-line para alcançar mais clientes necessita estratégia, diversificação de conteúdo e persistência. É indispensável utilizar os canais para divulgação, compartilhamento de promoções e atualizações que destaquem seu negócio (depoimentos de consumidores satisfeitos, por exemplo).
Neste artigo, você entendeu a relevância do marketing digital para a sua oficina mecânica que, independentemente do porte, necessita ser notada. Então, já está pensando em colocar em prática algumas das nossas dicas? Qual a que chamou mais a sua atenção? A hora é agora.