Digite para procurar um produto
  • Português
  • English
  • Español

5 dicas sobre como cuidar do motor do seu carro!

Cuidar do motor do seu carro é essencial, pois, tal ação evita (problemas) com reparos, que apresentam maior complexidade e como consequência, valor mais alto. Sendo assim, entender como fazer com que esse equipamento tenha qualidade é imprescindível.

De modo a orientar os motoristas em formas eficazes de cuidar do motor do seu carro, a equipe técnica da Jamaica Mangueiras preparou esse conteúdo.

Confira e coloque em prática, pois, tais iniciativas impactam positivamente na vida útil do seu veículo!

Filtros de combustível, de ar e de óleo devem ser substituídos no prazo.

Conhecer as melhores práticas e executá-las é preciso, e entre elas, aparece a substituição no prazo do óleo e filtros. Essa ação ainda que básica, acaba passando despercebida por muita gente.

A troca do óleo do motor, normalmente, é feita a cada 5 mil KM ou 10 mil KM, conforme aplicação especificada pela montadora de cada veículo. No mesmo momento em que o óleo é substituído, o filtro também precisa ser trocado. Ter atenção com os filtros de combustível, de ar e de óleo é necessário, porque são eles que evitam a chegada de impurezas ao motor do carro e a substituição deles fora do prazo pode causar danos ao motor. 

Gasolina aditivada é a melhor opção.

Em tempos em que os preços de combustíveis seguem em constante elevação, evitar problemas com o motor do carro é uma forma de economizar. Para isso, a orientação é recorrer a gasolina aditivada.

Apesar de ser um combustível com o mesmo percentual de etanol e a mesma octanagem, ela não assegura que o carro apresente um ganho maior de desempenho, mas ainda assim atua fazendo com que o sistema de alimentação de combustível que faz parte do motor do carro, permaneça por mais tempo limpo.

Isso se deve ao fato de que a gasolina aditivada tem aditivos que são os responsáveis por evitar que os resíduos fiquem acumulados nos componentes do motor. Essa ação é positiva, pois, contribui de maneira a fazer com que as especificações originais sejam preservadas e a tendência é que o carro tenha melhor desempenho e consumo.

Contudo, o ideal é que o combustível seja usado constantemente, mesmo diante do preço mais caro.

Líquido de arrefecimento merece atenção constante.

Outra dica para aqueles que desejam evitar danos severos no motor é estar sempre atento a respeito do nível do líquido de arrefecimento. Quando ele está no mínimo, é imprescindível completar.

Mas, no momento em que a ação for acontecer, é preciso evitar a água da torneira, porque ela tem componentes que trazem danos a junta do cabeçote, mangueiras, bomba d’água e principalmente válvula termostática. A indicação é preferir a água destilada e o aditivo que o fabricante recomenda.

Além disso, é importante buscar um profissional de confiança para saber o que está causando essa redução no nível do líquido.

Pode existir um pequeno vazamento, que caso seja identificado e consertado de imediato, irá evitar problemas futuros, principalmente nos carros mais novos que sua temperatura de trabalho normalmente são mais elevadas chegando atingir 110 graus.

Luzes acesas no painel? Busque ajuda técnica!

Quando alguma luz acende no painel do seu carro, isso quer dizer que algo não está funcionando como deveria, e algumas, podem ter relação direta com o motor.

Uma luz indica que o sistema de arrefecimento e de lubrificação pode estar com problemas, já outra pode apontar que os sensores do sistema de alimentação ou o catalisador não estão funcionando.

Independentemente do problema que a luz acesa no painel do carro indicar, o motorista deve buscar uma oficina de confiança de modo a resolver o problema quanto antes e evitar danos maiores.

Estilo de direção também impacta na vida útil do motor.

Os componentes do motor também podem ter sua vida útil aumentada segundo o estilo de direção empregada pelo motorista. Quem quer preservar essa peça tão importante deve: fazer as trocas de marchas dentro do seu tempo certo entre 3 mil a 4 mil RPM, evitando frear ou acelerar bruscamente, principalmente em estradas de terra e com buracos.

Quando falamos de carros 0 km, o cuidado é ainda mais necessário, porque o veículo precisa ser “amaciando”, ou seja, fazer com que a peça realize sua função de uma forma gradativa sem forçar.

Então, verifique as informações disponíveis no manual do proprietário!

+ links Jamaica